Páginas

22.3.10

Dia Mundial da Água

A partir de 1993, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que, no dia 22 de março de cada ano, passava-se a celebrar o Dia Mundial da Água. Esta decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.

Desde então, anualmente, a ONU escolhe/define uma temática para reflexão e ações. Neste ano de 2010, o tema do Dia Mundial da Água é “Água Limpa para um Mundo Saudável” (sitio web del Día Mundial del Agua 2010).

No último dia 15 de março, foi divulgado o novo relatório do Programa de Monitoramento Conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), intitulado “Progress on Sanitation and Drinking-Water: 2010 Update Report” (Progressos sobre Saneamento e Água Potável: Relatório de atualização 2010). Este relatório demonstra que quase 39% da população mundial, ou seja, mais de 2,6 bilhões de pessoas está vivendo sem acesso à água e ao saneamento básico. E confirma, também, que as mulheres e crianças são as mais atingidas pelas dificuldades no acesso a esses serviços: anualmente, a falta de água potável, de saneamento básico e de higiene causa a morte de cerca de 1,5 milhão de crianças de até 5 anos. Já a sobrecarga da busca de água potável recai muito mais sobre mulheres e meninas do que sobre os homens e meninos (relatório - em inglês).


Para quem quer ler mais acerca desse assunto, uma boa dica é a interessante reportagem sobre “Água e saneamento básico: um direito a ser conquistado”, publicada na Revista IHU Online (edição 321, 15-3).

É isso, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário