Páginas

28.6.10

Direito e Literatura |Arnaldo Godoy|

O prof. dr. pesquisador da Universidade Católica de Brasília, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, mantém na sua página virtual a seção Direito e Literatura, na qual disponibiliza excelentes textos de sua autoria. Vale conferir!

Entre os disponíveis, o primeiro  texto que li foi “Direito e Literatura. Os pais fundadores: John Henry Wigmore, Benjamin Nathan Cardozo e Lon Fuller”. Neste ensaio, o prof. Arnaldo Godoy, ao recuperar o elo perdido da aproximação entre Direito e Literatura, retoma as linhas que marcam os trabalhos desses que identifica como os founding fathers, os “pais fundadores” de investigações que ligam Direito e Literatura.

Descortinam-se sete campos: “direito na literatura, direito como literatura, literatura como instrumento de mudança do direito, direito e ficção, hermenêutica, direito da literatura e direito e narrativa”. Mas, de modo a identificar antecessores que marcam os primeiros passos desse instigante campo de estudo, o prof. Arnaldo Godoy busca a tentativa de classificação mais simplificada: “Direito na literatura, direito como literatura e literatura como veículo do direito”, que entende como as categorias centrais do movimento que se propôs a explorar nesse seu belo ensaio - disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário