O 11 de setembro de 2001 fez com que muitos povos ficassem solidário aos EUA - notadamente, em solidariedade com as vítimas, com as famílias que perderam seres queridos.
Mas, esse não foi o primeiro nem o único 11 de setembro*. Entre outros um em especial deve ser lembrado como um ato infame de assassinato massivo coordenado:
O 11 de setembro de 1973, no Chile, em que o presidente democraticamente eleito, Salvador Allende, morre no marco de um golpe militar apoiado pela CIA/EUA, dando início a um regime de terror comandado pelo ditador Augusto Pinochet e durante o qual foram assassinadas milhares de pessoas chilenas.
A propósito, quando 11 diretores foram convidados para fazer um filme sobre a queda das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001, houve um desses diretores, chamado Ken Loach, que resolveu traçar um paralelo com o outro 11 de setembro, aquele de 1973 no Chile. E o resultado foi essa brilhante produção:
* Há outros onze’s, como descreve Amy Goodman, na sua mensagem “11 de Setembro: Um dia sem guerra”, disponível na Adital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário