Páginas

5.9.10

Grito dos/as Excluídos/as: “a vida em primeiro lugar”

Com o lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular” – o Grito dos/as Excluídos/as
chega a 16ª edição, em 2010.

Uma manifestação popular realizada durante o período da Semana da Pátria, desde 1995, a qual visa, entre seus objetivos, denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; bem como propor caminhos alternativos, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos/as.

Não se trata exatamente de um movimento, uma campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários atores sociais juntam-se para protestar e propor caminhos novos. As principais manifestações ocorrem no Dia da Independência, pois seu eixo fundamental gira em torno da soberania nacional. (Cf. História do Grito)

De acordo com Ari Alberti, da coordenação nacional do Grito, este ano busca-se incentivar a população a lutar pelos direitos que não são respeitados: “O lema quer chamar atenção para a questão dos direitos sociais colocados na Constituição, mas que não acontecem. Precisamos ir à luta, nos organizar [para garantir o cumprimento desses direitos]”. (Cf. Adital)

Grito dos/as Excluídos/as

Nenhum comentário:

Postar um comentário