O livro “Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos”, publicado pela Editora Universitária da UFPB - Universidade Federal da Paraíba, é organizado pelas professoras da UFPB Rosa Maria Godoy Silveira, Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa, Adelaide Alves Dias, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e Maria de Nazaré Tavares Zenaide. Os autores são especialistas de diversas formações, docentes e militantes vinculados a instituições de Educação formal e não-formal de várias regiões do país.
A publicação é constituída pela introdução de Maria de Nazaré Tavares Zenaide e por três capítulos:
– Contextualização Histórica da Educação em Direitos Humanos, com textos de Dalmo Dalari; Elio Chaves Flores; Luciano Mariz Maia; Antonio Maués e Paulo Weyl; Emir Sader;
– Princípios norteadores, por Solon Eduardo Annes Viola, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Marco Antônio Rodrigues Barbosa, Marco Antônio Rodrigues Barbosa, Paulo César Carbonari, Marconi Pequeno, Eduardo Ramalho Rabenhorst, Theophilos Rifiotis, Rosa Maria Godoy Silveira, Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa, Eni P. Orlandi, Maria Victória Benevides, Maria Áurea Baroni Cecato; Aldacy Rachid Coutinho;
– Configuração de uma Educação em Direitos Humanos com José Francisco de Melo Neto, Alexandre Antônio Gili Náder, José Sérgio Fonseca de Carvalho, Vera Maria Candau, Vera Maria Candau, Susana Sacavino, Adelaide Alves Dias, e Celma Tavares. O prefácio é de Margarida Genevois; apresentação de Fernando Haddad e Paulo Vannuchi;
Em seu conteúdo o livro enfoca a educação em direitos humanos, evidenciando sua contextualização histórica, princípios, organização e fundamentos, de forma a conceber diretrizes teórico-metodológicas que respondam aos desafios da conjuntura atual. |UFPB|
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária. 2007. Disponível em DHnet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário