Páginas

27.12.10

Um balanço do governo Lula


Chega ao fim o duplo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a chegar ao cargo. Com um inédito índice de popularidade, Lula encerra seu governo deixando em seu lugar a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Não se pode negar que o governo presidido por Lula realizou grandes feitos e avanços.

Como destacou o Correio da Cidadania, em seu editorial Retrospectiva 2010, todos esses fatos, ao lado de serem muito simbólicos, poderiam ser bastante auspiciosos. E realmente o são, quando tomada em conta a visibilidade das várias estatísticas que apontam para o ‘Brasil Novo’ que emerge do ‘Lulismo’ – fenômeno que ultrapassou as rédeas do partido originário, o PT, e que teria feito resplandecer a economia, após anos de baixo crescimento econômico, além de ter incidido cabalmente na redução da miséria. Todavia, é preciso ter cuidado para a superficialidade dessa visão positiva do governo Lula, em um país que mantém há décadas os mais altos índices de desigualdade social, e que vem aprofundando a subalternidade de nossa economia à dinâmica de outros países. É o que anuncia a edição especial retrospectiva do Correio da Cidadania, que, além de outras opiniões nesse sentido crítico, traz uma entrevista com o economista Nildo Ouriques. Vale conferir!

Do ponto de vista crítico, pode-se ainda apontar que o governo Lula frustou as expectativas em muitos outros assuntos políticos. Afinal, só para recordar alguns, ele deixou de abrir os arquivos da ditadura militar, assim como deixou de realizar reformas estruturais tão necessárias - como a agrária, a política, a tributária.

Enfim, isso é apenas para reforçar o balanço das críticas junto ao propagandeado e festejado ‘Lulismo’ de bons resultados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário