Páginas

24.5.11

Casal de extrativistas que denunciavam madeireiros e carvoeiros são mortos no Pará


Neste vídeo gravado recentemente, ao falar da necessidade da proteção da Amazônia -denunciando a ação de madeireiros e carvoeiros no Pará- o extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Castanha, alertava para as ameaças que vinha sofrendo:
“A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmã Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci.”

Pois, tristemente, as ameaças se concretizaram. Zé Castanha e sua esposa, Maria do Espírito Santo foram executados na madrugada desta terça-feira (24-maio), em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. O casal estava saindo do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, onde moravam, a caminho da sede do município, quando foram encurralados em uma ponte por pistoleiros e executados a tiros.

Integrantes do Conselho Nacional dos Seringueiros, o casal – que vivia da extração de castanhas – denunciava a ação de madeireiros e carvoeiros na região. E eram marcados para morrer.

Em nota diversas organizações e movimentos sociais responsabilizam o Estado brasileiro pela execução do casal de extrativistas, a qual reforça a recorrente impunidade nos casos de assassinatos das lideranças camponesas e a não investigação e punição dos crimes praticados pelos grupos econômicos que devastam a Amazônia.

A propósito, como muito bem lembra Cândido Cunha, em seu blog Língua Ferina:
“É sintomático a cumplicidade do poder público do estado do Pará governado atualmente por Simão Jatene (PSDB) e até o ano passado por Ana Júlia Carepa (PT). Ambos promoveram a depredação ambiental e a dilapidação das riquezas naturais do estado em favor dos grandes grupos econômicos e contra os camponeses e trabalhadores. Outra analogia impossível de não ser feita é que o assassinato do casal ocorre exatamente no momento em que o governo Dilma Roussef (PT) e o Congresso Nacional (liderados por ninguém que Aldo Rebelo, do PCdoB) destroem o Código Florestal em favor dos ruralistas e dos desmatadores, os mesmos que provavelmente mataram Zé Cláudio e sua esposa Maria.”

Ler mais no blog Furo, do jornalista Rogério Almeida, que vem acompanhando e divulgando os acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário