Páginas

20.5.11

Revolução dos Indignados: cresce a cada hora


O movimento que iniciou no dia 15 de maio, chamado 15-M ou a revolução espanhola, cresceu a partir da quinta/20 de maio, com panelaços que reuniram multidões em dezenas de cidades de toda a Espanha para exigir a mudança de um sistema que consideram injusto. A revolta cresce a cada hora.

Começou com uma convocatória nas redes sociais e internet para repudiar a corrupção endêmica do sistema e a falta de oportunidades para os mais jovens  e acabou se estendendo para a comunidade espanhola na Itália, Inglaterra, Estados Unidos e México, entre outros países.

A também chamada Revolução dos Indignados acusa, pela situação atual, o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a União Europeia, as agências de classificação de risco, o Banco Mundial e, no caso da Espanha, os dois grandes partidos: o direitista Partido Popular (PP) e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), de centro-esquerda.

O movimento cidadão tem seu próprio canal de televisão, que transmite sem cessar as imagens da Porta do Sul. Acompanhe a Revolução dos Indignados, direto de Madri, ao vivo, pela Soltv

Informações de Armando G. Tejeda, do La Jornada, traduzidas por Katarina Peixoto, em artigo disponível na Carta Maior

Cambiar la plaza

Nenhum comentário:

Postar um comentário