Páginas

23.5.11

Violência policial sistemática e recorrente

A Marcha da Maconha de São Paulo 2011, depois de ser proibida pelo desembargador Teodomiro Mendes, do TJSP, no final da tarde da sexta-feira/20, passaria a ser um protesto contra tal decisão judicial e em defesa da liberdade de expressão.

Mas, no sábado/21, depois que os manifestantes tomaram a avenida Paulista, a polícia militar resolveu reprimir e acabar com o protesto pacífico. Policiais da Tropa de Choque, portanto cassetetes e escudos, partiram para cima dos manifestantes e, sem aviso prévio, começaram a disparar bombas e tiros de borracha. Manifestantes, jornalistas que cobriam o evento, motoristas que transitavam no sentido contrário à marcha e pessoas que simplesmente caminhavam pela avenida no momento da confusão foram vítimas da violência policial. (Cf. DAR | Portal iGTV Folha)


Bueno, mais uma vez, pública e claramente, a polícia militar agiu de forma covarde-e-extrema contra uma manifestação pacífica!

De fato isso, infelizmente, não é novidade. Afinal sabemos muito bem que o povo brasileiro excluído passa recorrente e sistematicamente, há tempos, por tamanha violência.
Daí que, isso tudo acontecido lá em Sampa, é obviamente mais um desses casos de abusos, arbitrariedade do sistema estatal… Agora, claro, é necessário divulgar/denunciar como as forças estatais agem com as pessoas que querem exercer direitos humanos, como o direito de manifestação, de liberdade de expressão…

Enfim, mais uma vez, é hora de engrossar o coro contra as violações das forças de repressão estatal, como as cometidas pela polícia, pedindo julgamento e punição, para dar um basta(!) a toda esta recorrente e sistemática violência, a qual, aliás, em algum momento ou outro poderá nos atingir…
É isso! Gilnei

Nenhum comentário:

Postar um comentário