Páginas

5.7.11

Germinal - o filme

A obra literária de Émile Édouard Charles Atoine Zola, publicada em 1881, chamada Germinal, inspirou o filme de mesmo nome, dirigido por Claude Berri.

Estrelado por Gèrard Depardieu, o filme de 1993 retrata a vida dos mineiros de carvão no interior da França, mostrando toda a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho, em pleno liberalismo econômico do século XIX. Período no qual alguns países passavam a integrar o seleto conjunto de nações industrializadas ao lado da pioneira Inglaterra, entre os quais a França, palco das ações descritas no romance e representadas no filme.

Nesse contexto, em que as condições do mundo operário do século XIX eram miseráveis, desumanas e de exploração constante, aparece o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão em relação à exploração de seus patrões. Estes que, aliás, formavam a burguesia da época, vivendo seu cotidiano de brioches, grandes refeições, luxuosas residências e total descaso em relação ao mundo que existia além dos seus portões, como demonstra o filme. Veja um pequeno trecho:


|Cf. João Luís de Almeida Machado. Germinal: Trabalhadores despertos. Bianca Wild. Resenha do Filme Germinal|

Nenhum comentário:

Postar um comentário