Páginas

7.7.11

TGA: Abordagem clássica da administração

Não sou acadêmico, nem como aluno nem como professor, da Ciência da Administração. Entretanto, por uma necessidade circunstancial da vida..., acabei tendo de me deparar com um material informativo sobre a Teoria Geral da Administração (TGA). Então, para não perder o pouco que extrai, vou guardar isso aqui.

Bueno, é possível notar que, há um grande mosaico teórico, formado por diversas peças, escolas, paradigmas, enfoques, abordagens, mostrando como as organizações empresariais podem funcionar e o que as pode fazer funcionar com mais êxito. E essa combinação de teorias das organizações não é um sistema estanque, mas sim dinâmico, em constante movimento, em que surgem elementos e roupagens que alteram a compreensão dos sistemas, contrapondo-se ao menos parcialmente em suas certezas e crenças. Nesse quadro, apresentam e se interpõem, principalmente, sete abordagens, desdobradas em teorias, a saber:

(1º) Abordagem clássica da administração, a qual se desdobra na administração científica e teoria clássica da administração; (2º) Abordagem humanística da administração, a qual se manifesta na teoria das relações humanas e suas decorrências, motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo; (3º) Abordagem neoclássica da administração, que tem como cerne a teoria neoclássica da administração, os tipos de organização, departamentalização, e a administração por objetivos; (4º) Abordagem estruturalista da administração, que se desdobra na teoria da burocracia e na teoria estruturalista da administração; (5º) Abordagem comportamental da administração, subdividida na teoria comportamental da administração e teoria do desenvolvimento organizacional; (6º) Abordagem sistêmica da administração, centrada no conceito de cibernética para a administração e na teoria de sistemas; (7º) Abordagem contingencial da administração, desdobrada na teoria da contingência.

Enfim, não tenho a pretensão, aqui, de explicar cada uma dessas abordagens, porém acho interessante ao menos uma visualização superficial da primeira – a clássica –, desdobrada na Teoria da Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, e na Teoria Clássica da Administração, de Henri Fayol. Para tanto, os vídeos abaixo (disponíveis no youtube) ajudam a ilustrar as ideias centrais de ambas as teorias:




Bueno, no mais, para as minhas necessidades circunstanciais, por ora, essas informações são suficientes. Para além disso, fica a dica: ideal mesmo é estudar nos livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário