Páginas

27.11.11

“Povos Indígenas no Brasil”

Fotos de Rosa Gauditano 
“Há mais de dez anos fotografando índios, Rosa Gauditano conta que o interesse pelo assunto surgiu quando foi fazer a cobertura jornalística do Encontro de Altamira, no Pará. Desde então não parou mais de documentar o que chamamos genericamente de índios brasileiros, mas que na verdade são mais de duzentas etnias falando cerca de cento e setenta línguas diferentes.

Seu trabalho foge do folclórico ou do turístico, penetrando no dia-a-dia das tribos com uma intimidade facilmente mostrada nos olhares símpáticos e confiantes com que os modelos brindam suas lentes. As fotos de Rosa Gauditano transmitem um respeito e um orgulho que a realidade brasileira insiste em negar aos índios, seja através do paternalismo estatal ou da exploração econômica. O índio aqui retratado não é o ideal romântico dos autores nacionalistas nem o chamariz folclórico do turismo interno e externo. O que vemos são pessoas normais, com hábitos culturais diferentes, mas certamente tão humanos como nós. Como diz Rosa Gauditano: ‘As populações indígenas têm muito a ensinar sobre os segredos da vida e da natureza do Brasil. Para que isso efetivamente ocorra, será preciso apoiá-los em sua luta pela sobrevivência e manter o espírito aberto para aprender com eles.’” - Ímã Foto Galeria 

Apresentados na exposição “Povos Indígenas”, o vídeo Guarani Kaiowá - o conflito da terra |I e II| traz uma pequena e relevante mostra do trabalho da fotógrafa Rosa Gauditano a partir de seu próprio relato. 



No Brasil existe 233 etnias indígenas que falam 180 línguas diferentes e os índios guaranis kaiowás estão em pior situação; hoje eles vivem acampados na beira das estradas ameaçados pelos fazendeiros: “A maior parte dos Guaranis Kaiowás estão em uma situação de extermínio. Já foi contatado que esta etnia está em fase de extinção”,comenta a fotógrafa Rosa Gauditano, no vídeo, que mostra essa disputa, no Mato Grosso do Sul, entre os índios kaiowás e os fazendeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário