Páginas

26.12.11

Ação pelo Haiti


A Faculdade de Direito de Santa Maria - Fadisma ofereceu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH denúncia contra a Organização das Nações Unidas - ONU, em virtude de sua responsabilidade por atos e omissões com relação à base militar da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti que, sob seu comando e responsabilidade, disseminou, a partir da base de Mirebalais, no departamento de Mirebalais, no Haiti, dejetos humanos de soldados nepaleses contaminados pelo vibrião do cólera, provocando contaminação em cadeia, adoecimento e morte de dezenas de milhares de pessoas infectadas pela bactéria.


Segundo informações complementadas pelo blog Educar para omundo “Trata-se de ação humanitária por meio da qual coloca solidariamente seu conhecimento jurídico a serviço dos haitianos e demais povos afetados. A epidemia de cólera que se espalhou pelo país (e para além dele) já vitimou fatalmente mais de 6.600 pessoas e contaminou mais de 500 mil. Isso significa, na prática, que mais de 5% da população do país já foi contaminada por uma doença transportada do estrangeiro por meio de soldados nepaleses a serviço da ONU. Até o momento – e mesmo com todas as comprovações científicas da origem da epidemia – sequer um pedido de desculpas oficial a Organização formulou com relação à introdução (mesmo que não intencional) dessa doença desconhecida no país por aproximadamente cem anos. A denúncia, submetida no âmbito do Sistema Interamericano de proteção aos Direitos Humanos, em 29 páginas, pode ser encontrada aqui - demanda

No mesmo endereço eletrônico é possível que as comunidades nacional e internacional manifestem seu apoio, ação que tem a importante finalidade de sensibilizar os membros da Comissão para a causa (evitando assim um arquivamento silencioso da questão de saúde mais dramática que um povo das Américas vivencia hoje). 

As redatoras da demanda foram as Professoras Cristine Zanella e  Maria Carolina Beraldo, solicitam a máxima difusão do documento para discussão e eventual apoio. Lembram que esta é mais uma oportunidade para que o Sistema Interamericano de Direitos Humanos afirme a vigência dos tratados dessa natureza em nosso território. Além disso, a denúncia questiona não a legitimidade ativa da ONU (como já é amplamente reconhecida no mundo jurídico desde o caso Bernadotte) mas, sim a legitimidade passiva da Organização, importante seara de discussão que precisa ganhar espaço no meio jurídico tendo em vista as atribuições que as missões da ONU assumem no mundo contemporâneo. Ademais, discute-se a própria competência da Comissão Interamericana – e, por via de consequência - da Corte Interamericana de Direitos Humanos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário