Páginas

7.4.12

Que fariam os ditos cristãos?

Por Paulo Daniel*

Antes de ser o filho de Deus, Jesus era ser humano como nós e nos relatos dos Evangelhos sempre foi um questionador da ordem vigente, não é nenhuma heresia afirmar que foi um revolucionário.

Nos tempos de hoje, como poderia então imaginar Jesus? Um questionador do monopólio midiático? Um dos líderes do movimento “Occupy”? Um ativista e defensor do meio-ambiente? Um militante incansável pela transparência na política?

Enfim, qualquer dessas lutas poderia lhe render o bônus pelo reconhecimento ao ser humano e em defesa da coletividade, mas também, lhe traria um ônus pesadíssimo por incomodar os donos do poder, a crucificação seria mais do que certa.

Por exemplo; imaginem Jesus indignando-se com as relações políticas e eclesiásticas do Vaticano; ou os pastores solicitando os seu dízimo de cada dia para a sua bonança e não de sua igreja; ou então, condenando a arquitetura financeira mundial e até mesmo citando Marx para justificar que essa é a sua forma acabada, portanto, o fracasso desse sistema pode ocorrer de forma injusta e ainda mais concentrada. Com toda a certeza Jesus não viveria e, até, talvez seria taxado de louco.

Aqueles(as) que se reivindicam cristãos nesses momentos estariam ao lado de quem?

*Paulo Daniel, economista, prof. de economia e editor do Blog Além de economia, no qual publicou seu texto acima.