Páginas

11.3.10

Internet - direito humano

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa GlobeScan para a BBC World Service: 4 em cada 5 pessoas no mundo acham que a internet deveria ser um direito humano/fundamental (Internet access is 'a fundamental right'). Fontes: BBC News. Geek. Observatório da Imprensa.

É parece uma tendência..., existem notícias  que a Finlândia e a Estônia já instituíram o acesso à rede mundial como um direito humano e a ONU está se direcionando para o acesso universal à rede para todos. (Tech Radar)

A coleta de dados da pesquisa encomendada pela BBC aconteceu entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010, com entrevistas realizadas com mais de 27 mil pessoas adultas, em mais de 25 países (incluindo o Brasil). Apresentados país a país, quanto ao Brasil, os resultados dessa pesquisa revelaram que a grande maioria dos usuários brasileiros concordam (mais de 90% das respostas) que a internet deve ser um direito humano, afirmando também que a rede é um bom lugar para aprender (96%). Por outro lado, há uma tendência entre os brasileiros de não considerar a internet essencial em suas vidas, com 71% das respostas afirmando que poderiam viver sem ela (em comparação a 55% mundialmente). Apesar da pesquisa, também, mostrar que os brasileiros compõem uma das populações que mais passam tempo nas redes sociais (60% gostam de passar tempo nas redes, enquanto as respostas mundiais ficam em 51%). Mas revelam uma considerável resistência em usar a rede para expressar opiniões (56% contra a média mundial de 49%). Os resultados da pesquisa foram divulgados (em inglês) pela BBC.

Quanto ao dado que mais de 90% dos brasileiros concordarem que a internet deve ser um direito humano, há de se convir que esta percentagem é integrada, provavelmente, por aqueles que já têm suas necessidades básicas atendidas e, assim, podem usar um computador com acesso a rede mundial.

Afinal, é prudente relembrar que no Brasil – país de grandes desigualdades/contrastes sociais e incontáveis direitos fundamentais só-negados – há notável índice de exclusão digital (considerável parcela da população brasileira nunca usou a internet). A propósito, confira: “mapa da exclusão digital”.

É isso, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário