Páginas

3.5.10

André Dahmer: "Dinheiro é importante, mas não é tudo"

Na revista Caros Amigos, edição de abril/2010, os jornalistas Otávio Nagoya e Pedro Nogueira, publicaram a entrevista com André Dahmer, consagrado desenhista da nova geração dos quadrinistas brasileiros. “O carioca é autor das tirinhas dos Malvados, que, com um traço simples, fazem uma feroz crítica ao cotidiano da sociedade capitalista, ironizando principalmente o consumismo e o individualismo. Além dos dois personagens dos Malvados, o cartunista ficou famoso com séries de tirinhas como “Cidade do medo”, sobre violência, “Apóstolos, a série”, que narra a história de Jesus fazendo críticas à Igreja Católica e Emir Saad, o ditador sádico e egocêntrico do reino Ziniguistão.” (Caros Amigos)

Vale conferir um pedaço desta entrevista cabeça:
[...]
[Caros Amigos] E os livros que você publicou, você sempre disse que era mais pelo prazer de publicar que pelo retorno financeiro...
[Dahmer] Dinheiro é importante, mas não é tudo. Se eu estivesse atrás de dinheiro não fazia quadrinho, fazia medicina. É uma profissão de fé, como a do professor. Pergunta para um professor de Geografia se ele faz isso pelo dinheiro. Tem gente que está se reunindo para publicar sozinho, acabar com o atravessador da livraria e da editora. Não precisa mais de patrão. Em grandes editoras, isso eu experimentei, tem que vender livro para caralho, a editora pega tudo. Eu conquistei o mínimo para viver bem. Vivo bem porque não sou consumista.

[Caros Amigos] Falando nisso, vários de seus quadrinhos falam do consumismo desenfreado na sociedade...
[Dahmer] Olha só, quando os Racionais MCs falam que “Em São Paulo, Deus é uma nota de cem”, eles estão com toda razão. Que tempo é esse em que a única religião, a única ideologia vigente é a da grana. A gente está vivendo uma histeria coletiva, é uma roda viva, precisamos comprar sem saber o porquê. Levantamos de manhã para comprar, temos uma indústria que produz muito além do necessário. É uma indústria do frágil, é feito pra não durar porque é parte do sistema da sociedade de consumo. O dinheiro é uma realidade, não é só uma invenção do mercado. Todo mundo precisa pagar suas contas, e quem não tiver dinheiro vai passar muito aperto. O mundo é duro, mas mesmo assim é hora de mudar as coisas, a forma como nós vemos o dinheiro.

[Caros Amigos] Tem uma frase que diz “O humor nunca é a favor”. Mas ele pode ser revolucionário, transformador, provocar reflexões?
[Dahmer] Vivemos num tempo difícil. Mas eu também não quero o mundo nessa lógica de mercado pura e simples, onde tudo é feito num sistema em que as corporações mandam mais que os governos. Nós sabemos que através da televisão essas corporações passam uma imagem muito bonita do que elas parecem ser. São bonitinhas e jovens por fora, mas reacionárias por dentro. Qual o banco hoje que não é ecológico? Vendem até carro ecológico. Imagina a força desse discurso. As pessoas são suscetíveis a tudo isso. É uma máquina de propaganda enorme. Eu não sou dos mais otimistas, mas acho que as pessoas podem acordar. [...]
Para ler a entrevista completa confira a edição de abril da revista Caros Amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário