Páginas

3.5.10

O desenvolvimento do subdesenvolvimento dos desenvolvidos...

“fenômeno chave da era planetária: o subdesenvolvimento dos desenvolvidos aumenta precisamente com seu desenvolvimento tecno-econômico.

O subdesenvolvimento dos desenvolvidos é um subdesenvolvimento moral, psíquico e intelectual. Há certamente uma penúria afetiva e psíquica em maior ou menor grau em todas as civilizações, e em toda parte há graves subdesenvolvimentos do espírito humano; mas é preciso ver a miséria mental das sociedades ricas, a escassez de amor das sociedades de fartura, a maledicência e a agressividade miseráveis dos intelectuais e universitários, a proliferação das idéias gerais vazias e das visões mutiladas, a perda do global, do fundamental. Há uma miséria que não diminui com o decréscimo da miséria fisiológica e material, mas que aumenta com a abundância e o lazer. Há um desenvolvimento específico do subdesenvolvimento mental sob o primado da racionalização, da especialização da qualificação, da abstração, da irresponsabilização, e tudo isso suscita o desenvolvimento do subdesenvolvimento ético.

Certamente não há apenas esses aspectos em nosso mundo desenvolvido, e o pensamento complexo, sensível às ambivalências, nos permite levar também em conta os desenvolvimentos maternos das autonomias individuais, das liberdades, das comunicações [...]. Devemos ver todos os aspectos de nossa realidade e escapar à alternativa entre euforia e lamentações.”

Edgar Morin; Anne Brigitte Kern. Terra-Pátria.
Sulina, 1995. p. 110-111.

Um comentário: