Páginas

11.5.10

“Atrás do Mundo”

A imagem acima é um cartaz que faz parte de uma série usada - entre outras intervenções, nas filmagens/gravações do filme-manifesto “Atrás do Mundo” - pelo grupo de jovens artistas e educadores, surdos e ouvintes Corposinalizante*.

Atrás do Mundo” é um manifesto poético ou seja um filme-manifesto sobre a falta de legendas em português na produção nacional: existem mais de 5 milhões de surdos no Brasil (dado do IBGE) que não podem assistir a produção nacional por falta de legendas em português. O mote principal do filme é a frase, escrita pelos surdos e já utilizada em vários suportes como forma de manifestação:
“Queremos legendas nos filmes nacionais”.

Atrás do mundo” porque aí está contida também uma idéia de que as coisas estão sempre atrás ou adiante de outras coisas, ou seja, sempre compreendemos as coisas a partir das relações estabelecidas entre elas. Assim, a língua é em si uma ferramenta fundamental que “media” o pensamento: não há pensamento sem língua e linguagem. Então, é como se a legenda fosse também algo que media a relação entre espectador-obra neste caso, que está “à frente” de um mundo enorme que pode se descurtinar, ou não.

Esta é uma sinopse do filme, que está disponível no YouTube - aqui.
-------------------
*Corposinalizante, grupo de jovens artistas e educadores, surdos e ouvintes. Formado em São Paulo em 2008, o grupo surgiu como desdobramento do “Aprender para Ensinar” (curso de formação em arte para educadores surdos, realizado no MAM-SP desde 2002). Considerando a dimensão pública da arte, o grupo atua em rede com diversos dispositivos culturais e busca a promoção de políticas públicas em prol da Comunidade Surda. Suas frentes de atuação são: formação de educadores em museus na Língua Brasileira de Sinais, encontros com artistas, realização de documentários, intervenções poéticas e performances. [Informações dessa galera disponível na blogosfera - aqui].

Nenhum comentário:

Postar um comentário