Páginas

27.5.10

Volume Um, de Raul Boeira - talentoso compositor da MPB

Recebi – via e-mail – do compositor Raul Boeira o convite para visitar a sua página no My Space: www.myspace.com/raulboeira. Obrigado, Raul! “Salve a música popular brasileira!”

Bueno, não hesitei e tomei a liberdade de postar e indicar esta obra. Ah, e enquanto escrevo/posto, eu ouço/aprecio suas composições excelentes!

Aqui estão algumas músicas de divulgação do seu cd - Raul Boeira Volume Um, lançado em 2008. O cd foi gravado, no estúdio Nas Nuvens (RJ), por Vitor Farias, técnico de som, que já gravou discos dos principais artistas brasileiros, como Elis Regina, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, João Bosco e outros grandes nomes da música brasileira. Com arranjos e direção musical de Dudu Trentin. Participaram das gravações instrumentistas do primeiro time da MPB, como os guitarristas Ricardo Silveira, Lula Galvão, Celso Fonseca, Torcuato Mariano, Fernando Caneca, João Gaspar e Julio Herrlein, os baixistas André Vasconcellos e André Rodrigues, o baterista Alexandre Fonseca, os percussionistas Sidinho Moreira e Firmino, o flautista Marcelo Martins, o violinista Glauco Fernandes e o acordeonista Léo Brandão. A cantora carioca Barbara Mendes cantou em uma faixa. Atuaram como backing vocals Juliano Cortuah, Nina Pancevski e Lu Duque.

Muito poderia dizer dessa obra maravilhosa! Mas - ao ler a opinião do romancista, ensaista e cronista Luiz Antonio de Assis Brasil - eu me rendi a fazer dele as minhas palavras:

Escutei com atenção o cd "Volume um", do compositor Raul Boeira. O que posso dizer é que fiquei encantado. Isso desde a bela capa e programação visual, desde o encarte bonito com as letras, desde a foto bem-recortada, desde a gravação sonoramente impecável, desde os arranjos com harmonia no preceito.
Depois, gosto das letras, quase sempre simbólicas, a evocar os diversos recantos deste grande arquipélago cultural que é nosso país. Com esse disco, ele vai além da pátria gaúcha, e essa é uma escolha acertadíssima -- afinal, mesmo arquipélago, as ilhas se comunicam, no caso, com a música.
Sob o aspecto melódico e rítmico, eis aí as belas surpresas: há de tudo, num ecletismo difícil de ser obtido por qualquer músico. Raul Boeira se saiu muito bem, bem mesmo. Há vários embalos, há quebras de ritmo quando estes devem acontecer, há as melodias "bem fechadas", isto é, nas quais a frase musical não nos deixa à espera de uma solução. Sim, são melodias que acontecem como ondas - se é que me faço explicar. Assim como a onda é redonda e eterna, assim as suas melodias parecem existir desde sempre. Não se sente o labor do músico em criá-las; esse é, penso eu, o melhor que se pode dizer acerca da qualidade artística de um criador. São assim as obras-primas: ninguém pensa que alguém as criou, um dia.
Falo tudo isso como escritor que pensa ter adquirido algum juízo crítico quanto aos poemas, mas também como músico que fui por 15 anos, da OSPA [violoncelista]. E tanto o músico como o escritor dizem, os dois, parabéns! Belo é saber da existência de Raul Boeira. E que ele siga assim, alegrando-nos e fazendo-nos percorrer as trilhas musicais do Brasil. (Luiz Antonio de Assis Brasil)

Então, é curtir as excelentes composições do Raul Boeira!
Visite sua página musical: www.myspace.com/raulboeira
Ah, o cd pode ser solicitado pelo seu e-mail: raulboeira@gmail.com

É isso valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário