Páginas

27.5.10

Banksy - arte de rua provocativa

Sabe quem é Banksy, o inglês de Bristol? Não! Tudo bem! Sua identidade é incerta. Não vai encontrar a foto do cara por aí. Agora, os seus trabalhos sim. Afinal são notórios,   apreciados em vários lugares do mundo. Por isso, ele é o anônimo mais famoso do planeta.

Banksy é artista de rua, cujos trabalhos em stencil são marcados, sobretudo, pela provocação. As obras do cara são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.

Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras. (Cf. Wikipédia)

Banksy ganhou notoriedade por espalhar mensagens de grafites por muros e edifícios-ícones do mundo todo, incluindo o muro da Cisjordânia. Ele também colocou um boneco inflável representando um prisioneiro de Guantánamo na Disneylândia.

Banksy não constuma dar entrevistas. Mas dia desses, em fevereiro/2010, no Festival de Cinema de Berlim, ele “apareceu”. Quer dizer, mandou uma mensagem em vídeo para a audiência do evento, no qual, apareceu com a cabeça coberta e a voz modificada. Neste vídeo o cara falou sobre seu primeiro filme, o documentário Exit Through the Gift Shop:

“A arte de rua tem vida curta, então precisava ser documentada”, disse Banksy. 

3 comentários:

  1. Olá, Gilnei!

    Bah, eu já tinha visto duas dessas fotos e não sabia de quem era. É um trabalho muito bom de intervenção urbana :)

    E seja bem-vindo ao meu blog ;D

    Bjo,
    Grazy

    ResponderExcluir
  2. Já conheço o trabalho desse mestre, mas não sabia quem era! Tenho fotos de alguns grafites dele salvas no meu PC.
    No mais, adorei teu blog, temas diversos e interessantes!
    Beijo
    Juliana :)))

    ResponderExcluir
  3. o melhor sem duvidas !

    legal o blog !

    beijos

    ResponderExcluir