Páginas

22.6.10

Violação, exploração, destruição, desrespeito... - Assim não Vale

A transnacional brasileira Vale S.A. (ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce) apresenta-se, seguidamente, em comerciais nos meios de comunicação como uma empresa comprometida com a responsabilidade social-e-ambiental. E a maioria das pessoas acha lindo e acredita ingenuamente nesse tipo de propaganda.

Isso talvez porque desconhecem as inúmeras denúncias existentes contra esta empresa. Como aquelas que foram relatadas durante o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, no final de abril de 2010, e expostas no Dossiê dos Impactos e Violações da Vale no Mundo. Dentre as denúncias estão as violações aos direitos humanos, exploração de trabalhadores e trabalhadoras, precarização das condições de trabalho, destruição da natureza e o desrespeito às comunidades tradicionais e periferias urbanas (ver vídeo).

Como destaca a jornalista Tatiana Merlino, em reportagem publicada na revista Caros Amigos: “Vale, a mineradora com as mãos sujas de sangue”: Por trás da imagem verde e amarela que vende na televisão, a ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce, hoje uma transnacional, coleciona denúncias de graves violações por todo o planeta. Logo, este modus operandi da Vale revela que a verdadeira cara da empresa é bem diferente da que ela mesma vende em propagandas de televisão. (Cf. Sacanagens da Vale. Caros Amigos, nº 158, maio/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário