Páginas

8.7.10

Lutas.Doc

Já exibido na TV Brasil, “Lutas.doc” é uma série de documentários, que tem como eixo principal o debate sobre a violência, seus contextos e formas de representação na história brasileira. Os episódios têm codireção de Daniel Augusto e Luiz Bolognesi; este também produtor e roteirista dos filmes Bicho de sete cabeças (2001) e Chega de saudade (2007).

A série “Lutas.doc” combina densidade de reflexão com uma linguagem dinâmica e acessível, com inserções de trechos de animação, com o propósito de olhar com criticidade o retrato caótico e de violência da sociedade contemporânea, fazendo uma conexão com o passado e a projeção para o futuro. Assim, os episódios procuram levar audiências intelectualizadas e jovens sem grande formação intelectual, do mesmo modo, à reflexão.

Integram a série, em entrevistas ao longo dos cinco episódios, grandes pensadores brasileiros, doutores em filosofia, psicologia, economia, história e sociologia, como as filósofas Olgária Mattos e Márcia Tiburi, o historiador Luis Mir, o economista Eduardo Giannetti, o psicanalista Contardo Calligaris, ao lado de grandes protagonistas políticos, como Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, junto com o testemunho de livres-pensadores egressos dos movimentos sociais, como Ferrez, José Júnior (Afroreggae), João Pedro Stédile (MST) e Esmeralda Ortiz, além dos demais entrevistados – todos analisam a realidade brasileira em pé de igualdade.

1º episódio: “Guerra sem fim?”: Mostra ser a violência uma constante na história do Brasil. Mesmo as nações indígenas já tinham a guerra no centro de suas culturas. Ou seja, antes da chegada dos colonizadores europeus. Será que o homem brasileiro é cordial – conforme obra do historiador Sergio Buarque de Holanda – generoso e de bom trato? Nesse capítulo, são enfocados conflitos pouco conhecidos, massacres e revistos fatos históricos à luz de um olhar crítico que questionam a história oficial com argumentos e insights. (ver aqui)



2º episódio: “Recursos Humanos”: Propõe uma discussão sobre os fatores que produziram a escravidão como “negócio”, faz um paralelo entre as vítimas das guerras brasileiras e a oferta de mão-de-obra. Protagonistas políticos, pensadores da elite e egressos dos movimentos sociais questionam quem é a elite brasileira e como ela se dá. Se existe a democracia racial no país. Para chegar ao significado do “trabalho”, os depoimentos costuram hipóteses para compreender como funciona o aparelho ideológico que legitima que os trabalhadores que ontem estavam em navios negreiros e hoje aceitam trafegar em ônibus lotados do trabalho às moradias em bairros da periferia. (ver aqui)



Os episódios seguintes: “Fábrica de Verdades”, “Heroína Sem Estátua” e “O Que Vem Por Aí” fecham o ciclo de “Lutas.doc”.

Esta série estará no DVD do filme de animação “Lutas”, que ficará pronto até o fim do ano. Neste a trama acompanha um personagem de 600 anos na História do Brasil, tendo como guia nessa viagem um personagem imortal, dublado por Selton Mello, em quatro fases distintas: como um índio Tupinambá; um líder na Revolta da Balaiada, no século 19, no Maranhão; na luta armada contra ditadura, em 1960, e que, para terminar, faz uma visita ao Rio de Janeiro de 2090, retratado como uma cidade alagada, com a elite intocada nos morros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário