O nome Cyanide and Happiness vem de uma tira onde um personagem está vendendo um algodão-doce feito de cianeto e felicidade. E o outro personagem replica: “Felicidade?!?! Coisa quente! Vou levar quatro”.
Não é por nada que o estilo de Cyanide and Happiness é descrito por muitos como um humor de mau gosto, cínico, mórbido e às vezes ofensivo. Mas a veia cômica original é evidente, inegável.
E o estilo primitivo de desenhar (desenho em palitos) compensa a falta de caracterização dos personagens, os quais eventualmente atuam irracionalmente ou com nonsense (sem sentido, sem nexo). Existem poucos personagens que reaparecem e não há uma caracterização visual.
Estes raramente tem nomes, e são geralmente distinguíveis pelas cores das suas camisetas. Os personagens masculinos quase sempre não tem cabelo e os femininos são distinguíveis pelos seus cabelos longos e o tamanho dos peitos.
Mas, dos poucos personagens que voltam a aparecer, incluem-se super-heróis com nomes peculiares, como Seizure Man (Homem Epilepsia), SuperJerk (Super Canalha), Rubber Arm Man (Homem Braços de Borracha), Education Man (Homem Educação). Outros personagens recorrentes incluem Trelaf the Wise (Trelaf o Sábio) e o vilão Purple-Shirted-Eye-Stabber (Esfaqueador de olhos de camisa roxa). Existem ainda dois outros personagens não-super-heróis: Charles, um namorado insensível e grosso, e sua namorada. Há, também, o Zumbi Jesus que faz algumas aparições, geralmente numa tira contendo blasfêmias ou trocadilhos religiosos.
As histórias frequentemente usam metalinguagem, com personagens reconhecendo seu status como desenho numa tira em quadrinhos online e, como consequência, discutindo o que fazer a partir disso.
Os quadrinhos nem sempre tem uma piada definitiva, e podem ter vários quadros de “silêncio constrangedor” depois de (ou ao invés de) uma piada, com os personagens simplesmente encarando uns aos outros. Essas pausas constrangedoras mais a arte dos desenhos palitos são algumas das peculiaridades de um humor surrealista em Cyanide and Happiness.
O Explosm permite e encoraja a postar seus webcomic na internet. Inclusive, existem redes de internautas que traduzem as tiras para vários idiomas. No Brasil, estão disponíveis em Cianeto & Felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário