Um documentário diferente a respeito da sociedade consumista, que literalmente penetra e visualiza os excessos da produção em massa e do consumo desenfreado.
Em outras palavras, Surplus é um olhar particular e interessante sobre o jeito de ser e de viver dos seres humanos, proposto para refletir, entre outras coisas, as necessidades humanas, as maneiras de estimularem/criarem-nas e as formas de reação.
Nesse contexto, o documentário chama atenção para o poder da mídia, disponível aos governos ou às grandes corporações que ditam ideologias e comportamentos. Aliás, estas últimas gastam milhões de dólares para fazer a sociedade consumir compulsivamente e muitos já sentem que as corporações começam a governar o mundo realmente.
Focando tais situações e fatos – transpassados pelos pensamentos de John Zerzan, tido como o guru da anti-globalização – o diretor-produtor italiano Erik Gandini, em Surplus, explora os paradoxos da sociedade do consumo com ironia e dinamismo, utilizando-se da linguagem do vídeo-clip e do rewrite de imagens e sons. Vale conferir
Nenhum comentário:
Postar um comentário