Páginas

22.5.12

Biodiversidade marinha <º)))>< patrimônio da humanidade

Os oceanos cobrem cerca de 70% da área de superfície do planeta. Nas águas oceânicas a biodiversidade marinha representa um inestimável patrimônio da humanidade com diversidade de espécies maior que a de ecossistemas terrestres.

A biodiversidade marinha é tema deste ano de 2012 do Dia Internacional da Biodiversidade.

Como parte dos debates sobre riqueza dos mares, áreas costeiras e cuidados necessários para a preservação marinha, a Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em comemoração à data o livro Um Oceano: muitos mundos de vida. A publicação destaca, ainda, o problema da acidez nos oceanos, o valor das reservas marinhas e o impacto humano.

Maior proteção aos oceanos
Para marcar este Dia Internacional da Diversidade Biológica, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou o frágil estado dos oceanos no mundo, pedindo maior proteção à biodiversidade marinha. “Os oceanos cobrem quase três quartos da superfície do globo. Hospedam o maior animal conhecido que já habitou o planeta – a baleia azul – assim como bilhões e bilhões dos mais pequenos microrganismos. Dos areais costeiros à escuridão das profundidades do mar, os oceanos e a sua costa suportam uma rica teia de vida, da qual dependem as comunidades humanas”, disse Ban Ki-moon em mensagem para este Dia.