Páginas

16.10.12

Transformar o sistema alimentar para combater a fome

Oxfam International – confederação de 17 organizações que atuam em 92 países pelo fim da pobreza e desigualdade no mundo –  lança o Desafio Cresça, uma campanha para o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta 16 de outubro. Segundo a Organização dasNações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, apesar de produzirmos comida suficiente para alimentar a todos. O desafio colocado é conseguir uma real transformação alimentar para reverter o quadro mundial da fome.

O Desafio convida as pessoas a transformarem o sistema alimentar em que vivem com base em 5 princípios: Evitar o Desperdício; Apoio ao Pequeno Agricultor; Consumo Sazonal e Regional; Explorar Novos Sabores (menos carne); e Cozinha Eficiente. A intenção é fazer com que o consumidor ajude a promover um sistema de produção e distribuição de alimentos livre de injustiças.

A campanha foi construída para ser uma plataforma de diálogos e colaboração entre internautas, movimentos e organizações e ser um espaço de divulgação de receitas, dicas e ações. Novos conteúdos podem ser enviados para serem agregados ao movimento – o objetivo é conseguir uma participação ativa no processo de mudança.

O Desafio Cresça está unindo pessoas em todo o mundo para promover mudanças positivas e pressionar assim governos e empresas a agir com urgência.